Transtorno de ansiedade
- Jonatas Barbosa de Souza
- 4 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
O que é Ansiedade?

Ansiedade é sinônimo de medo, uma característica biológica do ser humano.
Todas as pessoas tem ansiedade?
Sim! Ela é um instinto de sobrevivência, nos impulsiona a garantir o alimento, pagar as contas e nos adaptarmos as situações do cotidiano, porém é necessário prestar atenção se ansiedade está se tornando patológica.
Quais são as características de uma ansiedade patológica?
Ansiedade patológica baseia- se em uma apreensão irreal ou distorcida da ameaça futura, acompanhada por pensamentos catastróficos e de superestimação do perigo (“As pessoas vão rir de mim se eu falar em publico” “Vou morrer se eu ficar presa no elevador”) e subestimação da capacidade de enfrentamento (“Não vou conseguir falar em público”, “Vou tirar uma péssima nota neste exame”) acompanhada por reações física (sudorese, tensão muscular, tonteira, palpitação, náusea, diarréia, respiração acelerada com sensação de estar sendo sufocada) e comportamentos de esquiva ou fuga das situações temidas, causando muito sofrimento, interferindo na qualidade de vida, no desempenho familiar, social e profissional.
Dentro do quadro de ansiedade existem subtipos dessa patologia, como transtorno de pânico, fobia especifica, transtorno de ansiedade social, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo – compulsivo, transtorno de estresse pós traumático e mais comum na infância o mutismo seletivo e ansiedade de separação.
Qual é o tratamento ?
Existem dois tipos de tratamento o farmacológico e a psicoterapia que abordaremos de maneira sucinta a abaixo
Na terapia cognitivo- comportamental o cliente vai adquirir autoconhecimento, identificação de gatilhos que ativam e comportamentos que mantêm a ansiedade, aprender a modificar os pensamentos catastróficos, além de técnicas de relaxamento para diminuição das reações físicas desagradáveis.
Atenção essas informações são apenas psicoeducativas e não substitui um diagnóstico clínico. Caso esteja com suspeita, entre em contato.






Comentários